Não excluir - Redimensionar para o site (4)

PANC: Bertalha

Você conhece a Bertalha?

A bertalha (Basella alba L.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) conhecida popularmente como bertália, espinafre tropical ou espinafre indiano. É originária da Índia e Sudeste Asiático, e muito apreciada principalmente no Pará, Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Essa hortaliça tem caules e folhas verdes com o formato ovalado, e inflorescência branca. É uma boa opção para contribuir com uma alimentação de baixo custo e saudável, uma vez que apresenta em sua composição nutricional, vitamina A, ferro, cálcio e vitamina C.

A sua vida útil é de 3 a 5 dias em temperatura ambiente, mas para conservá-la por mais tempo, é preciso guardar na parte mais baixa da geladeira. Pode ser consumida cozida ou refogada, da mesma forma que se prepara a couve ou espinafre, mas também pode ser inserida em omeletes, farofas, tortas e quiches. E na forma de saladas, picada bem fina e temperada à gosto.

Experimente novos sabores e inclua uma PANC na sua alimentação!

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed.–Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Instituto Kairós. Guia Prático sobre PANC: plantas alimentícias não convencionais. – 1. ed.–São Paulo: Instituto Kairós, 2017.

Embrapa: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/195094/1/digitalizar0197.pdf

#Sustentarea #PANC #Bertalha #plantbased #Sustentabilidade #AlimentaçãoSaudável #Nutrição

Tags: No tags

2 Responses