Cópia de Bovinos no Brasil (3)

Brasil, um país de bois

Você sabia que, no Brasil, há mais bois do que pessoas? Sim, é isso mesmo!

234.352.649, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, esse era o total de bovinos, no Brasil, em 2022. Para se ter uma ideia, esse valor é 15% maior do que o número de habitantes do país, que era de pouco mais de 203 milhões no mesmo ano.

Isso explica, em parte, o aumento do desmatamento, queimadas e emissões de gases de efeito estufa observados nos últimos anos. De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, SEEG, de 2017 a 2021, o aumento na emissão de CO2 foi de 55% devido ao desmatamento e 6% pela agropecuária.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Observatório do Clima, a produção de carne é responsável pela emissão de 77,6% de todos os gases de efeito estufa do sistema alimentar, e 57,2% de todo o CO2 do país. Isso significa que 60% de todo o CO2 emitido no Brasil, dentre todos os setores e atividades, vêm de um único produto.

Isso nos mostra como a produção massiva de carne bovina é insustentável e está associada a um impacto ambiental muito elevado. Promover sistemas alimentares sustentáveis, baseados sobretudo em alimentos de origem vegetal, é essencial para mitigar as mudanças do clima.

_

Post por Alisson Machado (@alissondmach)

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
25 + 2 =