PANC: Caruru

O caruru (Amaranthus sp.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Amaranthaceae.

Possui origem na América do Sul e Central e é uma planta encontrada facilmente, pois seu germinamento é espontâneo e tem crescimento rápido. Seu uso culinário deve ser exclusivamente cozido, para que as substâncias anti-nutricionais, que algumas espécies possuem, sejam destruídas pelo calor.

As folhas, principal parte da planta utilizada, possuem sabor semelhante ao espinafre e é normalmente é preparado refogado, compondo o recheio de várias preparações, como tortas, quiches, pastéis, mas também pode ser acrescentado na moqueca ou em uma sopa. As sementes também são comestíveis e podem ser preparadas tostadas, dando uma crocância ao prato.

Você pode encontrar essa e outras PANC em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP! Participe dos mutirões para conhecer!

Saiba como participar:

Horta na FSP
Horta da FMUSP

Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação!


•Fontes:

_Plantas alimentícias não convencionais (PANCs): hortaliças espontâneas e nativas / organização de Marília Elisa Becker Kelen et al. — 1. ed. — Porto Alegre : UFRGS, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/viveiroscomunitarios/wp-content/uploads/2015/11/Cartilha-15.11-online.pdf>.

_Guia Prático de PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Instituto Kairós. Disponível em: <https://institutokairos.net/wp-content/uploads/2017/08/Cartilha-Guia-Prático-de-PANC-Plantas-Alimenticias-Nao-Convencionais.pdf>.

_http://www.matosdecomer.com.br/2014/12/caruru-amaranto-bredo-espinafre-gratis.html
.
.
.
#PANC#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#hortafmusp#hortafsp#plantedbased#sampapanc#PANCs#ComerPANC#comidadeverdade#plantas#horta#agriculturaurbana#plantenacidade#caruru#bredo#amaranto