Jejum

Desmistificando: Jejum intermitente é recomendado?

Ficar muito tempo sem comer para perder peso faz bem para a saúde?

Essa é a questão que envolve a dieta do jejum intermitente (JI). Há diferentes formas de praticá-la. Algumas pessoas passam um dia inteiro sem comer, alternando com dias de alimentação livre. Outras pessoas limitam um horário para se alimentar, como por exemplo, comer apenas entre as 10h e as 18h, deixando de realizar algumas refeições.

O jejum intermitente promove perda de peso?

Estudos experimentais realizados pelo Instituto de Química da USP com ratos de laboratório indicaram perda de peso nesses animais. Isso acontece porque nos dias de jejum o organismo consome gordura para gerar energia. Por outro lado, o estudo demonstrou consequências indesejáveis, como aumento dos neurotransmissores AGRP e NPY, substâncias que estimulam o apetite, e diminuição da substância leptina que ativa a sensação de saciedade. Dessa forma, tudo indica que mesmo com o estômago cheio, esses animais continuavam a sentir fome.

Alguns estudos em humanos mostram que jejum intermitente não promoveu maior perda de peso do que uma dieta com restrição calórica, nem melhorou indicadores de risco cardiovascular, além disso promoveu mais fome e mais ingestão calórica, o que pode indicar que os benefícios do JI não sejam superiores a uma dieta equilibrada e restrita apenas em calorias.

Quer saber mais sobre dietas da moda? Acesse o link e confira o post sobre Glúten Free!

#Sustentarea #SustentareaInforma #Desmistificando #EquilibreSuaAlimentação
#AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
27 + 26 =