Que alimento é esse_ Mandioca - Site

Que Alimento é Esse? Mandioca!

O post de hoje é sobre a rainha do Brasil, que dependendo da região do país pode ser chamada de maniva, mandioca, aipim ou macaxeira!

A mandioca é uma raiz brasileira, resistente à seca, capaz de se desenvolver em diversos tipos de ambientes, o que facilita o seu cultivo e consumo em todos os estados do Brasil.

Um fato importante sobre essa raiz é que ela é composta por ácido cianídrico, uma substância tóxica que só é eliminada após o cozimento da mandioca ou depois de uma série de processamentos específicos, isso irá depender da quantidade de ácido. Por isso, ela pode ser classificada como mandioca-mansa (baixo teor de ácido) ou mandioca-brava (alto teor de ácido).

Ambas são resultantes do processo da domesticação iniciada pelos povos indígenas, mas a primeira é mais comercializada, podendo ser encontrada nas feiras livres e mercados, enquanto a segunda costuma ser utilizada para a produção da farinha, do tucupi e do polvilho devido ao alto teor de ácido cianídrico. Interessante, né? 😉

Que tal aprender um pouco mais sobre essa maravilha do Brasil? O Podcast Comida que Sustenta produzido pelo Sustentarea acabou de lançar um novo episódio só sobre a mandioca! Vai lá conferir (link na bio!)
.
.
Referências Bibliográficas:

mandioca(silva).indd (scielo.br) ,bragAFT0352.indd (scielo.br), 47n10a04.indd (scielo.br), Forma mais popular da mandioca é consumida há 9 mil anos | AGÊNCIA FAPESP, Alimentos regionais brasileiros (saude.gov.br), Maniva – Portal Embrapa, Vídeo ilustra a química da liberação do cianeto nos produtos da mandioca – Portal Embrapa, http://www.fao.org/faostat/en/#data/QC/visualize


Por Leticia Gonçalves (@le1ticia) e Marsia Serrano (@marsiaserrano)

#madioca#maniva#aipim#macaxeira#rainhadobrasil#Sustentarea#QueAlimentoÉEsse

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
20 − 3 =