Cópia de Impacto ambiental do sistema alimentar do Norte (4)

Qual o impacto ambiental do sistema alimentar do norte?

No Brasil, as principais atividades responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa são o desmatamento e a agropecuária, contribuindo com 49% e 25% das emissões totais, respectivamente. Nesta publicação, mostraremos a emissão de CO2 do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, estados da Região Norte que foram agrupados por conta de semelhanças no sistema alimentar.

Outro estado que se destaca pelas emissões por desmatamento é o Amazonas, o terceiro maior emissor do país nesse setor. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um fator que pode ter colaborado para esse cenário foi a pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho à Manaus, já que a devastação ocorre em uma faixa de 50 km ao longo da rodovia.

Em Altamira, o maior emissor, foram lançados mais gases de efeito estufa pelo desmatamento do que o total emitido por todos os setores dos dois maiores municípios em população do país, São Paulo e Rio de Janeiro, juntos.

Boa parte dos maiores emissores estão no sul dos estados do Pará e Amazonas, na divisa com Mato Grosso e Rondônia, o segundo e quarto colocados na emissão de CO2 pelo desmatamento.

Você pode conferir os dados da emissão de CO2 no Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), iniciativa do @observatoriodoclima

_

Post por Gabriel Ferrari (@gabrieltferrari) e Alisson Machado (@alissondmach).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
30 − 12 =