Cópia de Agronegócio (2)

Como o agronegócio foi formado no Brasil?

É quase impossível ser brasileiro e não ter escutado o termo agronegócio pelo menos algumas vezes na vida. Mas você já se perguntou como ele surgiu?

Se engana quem pensa que o agronegócio surgiu de forma espontânea. Muito antes de tentar ser pop em terras brasileiras, o setor foi criado nos Estados Unidos por um grupo de estudantes de Harvard.

O AGRONEGÓCIO NO BRASIL

O conceito de agronegócio (ainda agribusiness, na época) surgiu no Brasil na década de 1950. Vale citar que, em 1957, estava em processo a instalação das indústrias de base no Brasil, o que possibilitou uma internalização das unidades de fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas.

O agronegócio se apoiou no discurso da luta contra a fome e a desnutrição no mundo, alavancada pela Revolução Verde, e surgiu na esfera pública brasileira vinculado ao âmbito alimentar. Já na década de 1970 se debatia a grande concentração de terras e a questão fundiária. Contudo, a reforma agrária foi deixada de lado visando a produtividade.

Mas nem sempre o agronegócio teve a força que tem hoje. Nas décadas de 1980 e 1990, esse setor recebia cada vez menos investimentos governamentais. Contudo, trazendo um discurso de combate à fome, a Associação Brasileira de Agribusiness – Abag – e, também os movimentos sociais, pressionaram o governo para maiores investimentos na produção agrícola.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000 o agronegócio ganhou força, passando a receber investimentos e ver a produção de commodities aumentar consideravelmente ao longo das décadas. Contudo, sabemos que a produção de alimentos, não apenas no Brasil, tem sido vista sobretudo do ponto de vista econômico, sem de fato considerar a segurança e a soberania alimentar da população.

_

Post por Roberta Cronemberger (@roberta_cronemberger) e Alisson Machado (@alissondmach).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
4 × 15 =