Cópia de Post - Mudanças na alimentação da população brasileira

Como a alimentação do povo brasileiro mudou na última década?

Quando falamos de comida brasileira, é comum lembrarmos do arroz e feijão como nossa marca registrada. Entretanto, um estudo conduzido com dados de duas POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares – demonstrou que talvez essa famosa dupla já não esteja tão presente em nossas mesas como imaginávamos. Por meio dos dados dos inquéritos alimentares, coletados por todo o país em 2008-2009 e 2017-2018, os pesquisadores observaram a evolução do consumo alimentar no Brasil.

Observando o infográfico, notamos como a frequência de consumo de arroz, feijão, frutas e laticínios diminuiu

De forma positiva, vemos também que a frequência de ingestão de alguns ultraprocessados foi reduzida, e a de hortaliças teve um pequeno aumento

A redução de carne bovina, também observada, não é um ponto necessariamente negativo, tendo em vista seu elevado impacto ambiental e associação com doenças crônicas. Contudo, sabemos que essa diminuição tem relação com o aumento do preço, e não acontece de forma espontânea para toda a população – ou seja – não temos como comemorar esse resultado.

Alguns pontos merecem destaque:

Apesar da diminuição da ingestão de alguns ultraprocessados, eles seguem na lista dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. A redução do consumo de alimentos tradicionais, como arroz e feijão, e aumento do consumo de sanduíches, sinalizam piora na alimentação!

_

Post por Gabi Manzini (@gabi_pman) e Alisson Machado (@alissondmach).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
9 × 2 =