Cópia de Consumo de carne - 2108 (1)

Como é o consumo de carne pelos brasileiros?

O consumo excessivo de carne, especialmente de carne vermelha, traz uma série de impactos na saúde humana e planetária. Esses impactos vão desde a emissão elevada de gases de efeito estufa e perda de biodiversidade até um maior risco para doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

O consumo de carne bovina, suína e de aves foi introduzido no Brasil pela colonização europeia no século 16, sendo relativamente recente na história da América do Sul. A chegada de animais no território trouxe impactos na ecologia local, conflito com povos indígenas e alterações na cultura alimentar.

Hoje, mesmo regiões que não tinham a carne vermelha como parte da dieta são marcadas pela ingestão desse alimento como parte integral da cultura alimentar. Os dados das duas últimas POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares – mostram que o consumo de carne no Brasil passou por várias mudanças ao longo da última década.

Essas alterações podem estar diretamente relacionadas às variações no preço. O peixe, por exemplo, ficou 2 vezes mais caro. Já as categorias que tiveram um aumento no consumo (porco, aves e carnes processadas) foram aquelas que tiveram o menor aumento de preço.

Por isso, fica a observação: Mesmo que uma ingestão mais baixa de carne esteja associada a uma menor pegada de carbono e redução do risco de doenças relacionadas à alimentação, a diminuição do consumo não deve ser comemorada quando o indivíduo não teve outra escolha.

Outro ponto é que, mesmo que a carne tenha um papel sociocultural relevante, o seu consumo deve ser reduzido, sobretudo em populações com maiores recursos e que podem pagar por uma alimentação saudável e variada. Há diversos substitutos de origem vegetal que podem ser incluídos na alimentação e que estão relacionados a um menor impacto ambiental e melhores condições de saúde!

Referência:

Hase Ueta M, Tanaka J, Marchioni DML, Verly Jr E, Carvalho AM. Food sustainability in a context of inequalities: meat consumption changes in Brazil (2008-2017). Environ Dev Sustain. 2023.

_

Post por Gabriel Ferrari (@gabrieltoninf) e Letícia Maximiano (@leticia.maximiano).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *