DMA 2017

Dia Mundial da Alimentação 2017

Em 2017, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro. Para celebrar essa data trouxemos aqui um trecho da declaração da FAO/OMS a respeito do tema escolhido para este ano…

E nos dias 26 e 27 o DMA será comemorado na Faculdade de Saúde Pública da USP com diversas palestras, oficinas e barracas com comidinhas sírias deliciosas. O Sustentarea participará desse evento no dia 27 com a exibição do filme “Fonte da Juventude”, de Estevão Ciavatta. Venha confirmar sua presença no evento

Trecho da FAO/OMS sobre o tema desse ano:

“A migração faz parte do processo de desenvolvimento à medida que as economias sofrem transformações estruturais e as pessoas procuram melhores oportunidades de emprego dentro do seu país e além de suas fronteiras. O desafio é abordar os fatores estruturais dos grandes movimentos populacionais para tornar a migração segura, ordenada e regular. Desta forma, a migração pode contribuir para o crescimento econômico e melhorar a segurança alimentar e os meios de subsistência rurais, promovendo assim o progresso dos países na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os grandes movimentos de população hoje têm desafios complexos que exigem ação global. Muitos migrantes chegam aos países em desenvolvimento, criando tensões onde os recursos já são escassos, mas a maioria, cerca de 763 milhões, se deslocam nos seus próprios países e não no exterior.

Três quartos das pessoas que vivem em extrema pobreza baseiam seus meios de subsistência na agricultura ou em outras atividades rurais. A criação de condições que permitem que as populações rurais, especialmente os jovens, permaneçam em suas casas quando sentem que é seguro e têm meios de subsistência mais resilientes, é um componente crucial de qualquer plano para enfrentar o desafio migratório.

O desenvolvimento rural pode abordar fatores que obrigam as pessoas a se mudarem criando oportunidades de negócios e empregos para jovens que não são apenas baseados em culturas (como pequenas empresas leiteiras ou de produção de aves, empresas de processamento de alimentos ou horticultura ). Isso também pode levar a um aumento da segurança alimentar, meios de subsistência mais resilientes, melhor acesso à proteção social, redução de conflitos sobre os recursos naturais e soluções para degradação ambiental e mudanças climáticas.

Ao investir no desenvolvimento rural, a comunidade internacional também pode aproveitar o potencial da migração para apoiar o desenvolvimento e aumentar a resiliência das comunidades de acolhimento e deslocadas, sentando as bases para uma recuperação a longo prazo e crescimento inclusivo e sustentável .”

FONTE: FAO

#Sustentarea #RedeAlimentar #DiaMundialDaAlimentação #DMA

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
24 − 24 =