Não excluir - Redimensionar para o site (3)

PANC: Vinagreira

A vinagreira (Hibiscus sabdariffa) é uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional), que ocupa lugar de destaque na culinária maranhense. É uma hortaliça utilizada para a preparação do arroz de cuxá, juntamente com o camarão e arroz. E rica em vitamina C, fibras e antocianinas. Popularmente pode ser conhecida como cuxá, hibisco, rosela, groselha, quiabo-azedo e quiabo-de-angola.

Conheça e experimente a receita do arroz de cuxá: paladar.estadao.com.br/receitas/arroz-de-cuxa,10000012507

A vinagreira pode ser cultivada em jardins e hortas caseiras, caracteriza-se como um arbusto ereto, vigoroso, podendo atingir até 3 m de altura, com caule arroxeado. As folhas são alternadas e dentadas, com coloração verde, nervuras em geral de cor púrpura. Já as flores são solitárias, nascem nas axilas das folhas, possuem cálice carnoso roxo e corola amarela com o centro roxo, que irão formar os frutos.

Os cálices (flores) são ricos em antocianinas, uma substância que confere coloração avermelhada aos alimentos. São utilizados para produção de doces, sucos, geleias e chás.

Experimente novos sabores. Acrescente uma PANC em sua alimentação!

Você também pode encontrar uma vinagreira em hortas comunitárias! Como a Horta da FMUSP e a Horta da FSP! Participando dos mutirões você pode conhecer essa e outas PANC!

Saiba como participar: 
@Hortadafmusp
@Hortafspusp

#PANC#vinagreira#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#plantedbased#hortafmusp#hortafsp

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
21 + 23 =