Técnica Culinária

Técnica culinária: milho verde

O milho 🌽 tem várias apresentações: verde, vermelho, canjica e farinhas como biju e fubá, dentre outras, presentes na culinária brasileira.

Sua importância é celebrada 🎉 tanto no dia 24 de Abril, dia internacional do milho, como no mês de junho, nas festas de São João, época em que ocorre sua colheita.

Na hora de escolher o milho verde 🌽 ele deve ter os grãos estufados, cor amarelo claro e com a palha bem verde e cabelo marrom. Quanto mais fresquinho, mais macio os grãos vão estar.

A seguir, dois modos de você aproveitar esse alimento tão versátil:

Milho verde cozido

Milho verde grelhado:

Você sabia?

  • O açúcar usado no cozimento realça o sabor do grão;
  • Quanto mais estufados os grãos e de cor amarelo-claro, mais nova é a espiga e mais macio vai ficar o milho depois de cozido;
  • O milho com palha dura mais tempo na geladeira.

✨ Para conservar mantenha na geladeira por até 5 dias, armazenado em potes para evitar que os grãos murchem rapidamente. Ele também pode ser armazenado no congelador por até 1 mês, porém é necessário cozinhar a espiga antes de congelar. Desta forma, a textura e o sabor são mantidos e podem substituir o milho fresco em todas as receitas.

“Quem tem milho tem farinha, Quem tem farinha tem pão”.

Referências:
– Livro: História da Alimentação no Brasil
– Site: Panelinha

Por Vitor Sena (@v_sena_), Cristiane Costa (@nutricosta74), Marsia Serrano (@marsiaserrano) e Gabriela Rigote (@NutriGabiRigote).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
30 − 13 =