Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil (Apresentação (169))

Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil

No post da última segunda abordamos os sistemas alimentares dos povos originários e tradicionais. Contudo, há uma grande diversidade no que e como esses povos produzem e vivem. Alguns deles, inclusive, formam os Sistemas Agrícolas Tradicionais, ou SATs.

Você sabe o que isso significa e quais são os SATs brasileiros? Role a página e não deixe de conferir!

O modelo agrícola predominante, baseado na monocultura, criação massiva de animais e uso elevado de recursos naturais, como água e terra, é insustentável.

Porém, há diversos exemplos de sistemas que aliam a produção de alimentos com a responsabilidade socioambiental e o respeito à cultura e às tradições, como os Sistemas Agrícolas Tradicionais.

MAS, AFINAL, O QUE SÃO SISTEMAS AGRÍCOLAS TRADICIONAIS?

Os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) são sistemas de produção em que elementos culturais, históricos, socioeconômicos e ecológicos constituem um conjunto de saberes, práticas e técnicas produtivas resilientes e sustentáveis, formando paisagens características e manejadas por povos e comunidades tradicionais.

Construídas por meio do acúmulo de experiências e trocas de saberes, essas atividades produtivas variam entre agricultura, pesca, extrativismo, beneficiamento artesanal, manejo florestal, entre outros, seguindo determinadas lógicas e visando garantir a subsistência econômica, a segurança alimentar e nutricional e a continuidade das tradições desses povos e comunidades.

Patrimônio Cultural Brasileiro

A riqueza de saberes e técnicas acumuladas, bem como a relevância dessas iniciativas para a conservação da floresta e da diversidade étnica e cultural brasileiras levaram o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a conceder o título de Patrimônio Cultural Brasileiro a dois SATs: do Rio Negro (AM) e das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira (SP)

SAT do Rio Negro

Primeiro SAT a ser declarado Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2010, está ancorado no cultivo da mandioca brava e tem como base social mais de 22 povos indígenas das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak e Maku ao longo do Rio Negro.

Características
    • Conhecimento sobre manejo florestal e locais apropriados para cultivo, coleta, pesca e caça
    • Grande riqueza de saberes
    • Biodiversidade
    • Sustentabilidade nos modos de produzir
    • Autonomia das famílias
SAT das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira

Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2018, esse SAT se baseia na roça de coivara. As comunidades produzem mandioca, milho, feijão e arroz, entre outras espécies, e sua forma tradicional de agricultura tornou-se eixo estruturante do seu modo de vida.

Características
    • Manuseio da terra com um padrão de ocupação itinerante
    • Modos de transporte e estocagem de grãos
    • Integração das refeições aos momentos de sociabilidade
    • Promoção da diversidade étnica e cultural
Sistemas Importantes Patrimônio Agrícola mundial

Além da importância nacional, algumas práticas agrícolas são responsáveis por combinar biodiversidade, ecossistemas resilientes, tradição e inovação de maneira única

Desde 2005, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) designou 72 conjuntos de saberes em 23 países como Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM)

SAT da Serra do Espinhaço

No Brasil, o único sistema reconhecido como SIPAM é o SAT da Serra do Espinhaço, no norte de Minas Gerais

Nesse SAT, os apanhadores das flores sempre-viva desempenham um papel fundamental na conservação da vegetação nativa e regulação das chuvas da região, tornando o local a savana mais biodiversa do planeta.

Pensando nisso…

Se os modos predominantes de produção agrícola estão relacionados à destruição do meio ambiente, condições de trabalho exploratórias e concentração de terras e de renda, valorizar os Sistemas Agrícolas Tradicionais e outras formas não hegemônicas de se fazer agricultura é uma alternativa para promovermos um sistema alimentar mais saudável, justo e sustentável

Referências:
BNDES [internet]. Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT). Rio de Janeiro; c2018 [acesso em 14 mar 2023]. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/noticias/noticia/sat-sistemas-agricolas-tradicionais

Eidt JS, Udry S. Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil. Brasília: Embrapa; 2019.

Ministério da Agricultura e Pecuária [internet]. Sistemas Agrícolas Tradicionais – SATs. Brasília; c2020 [atualizado em 15 dez 2022; acesso em 14 mar 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/sipam/sistemas-agricolas-tradicionais-sats-de-relevancia-nacional

Post por Thamillys Rodrigues (@thamillysrs)

Tags: No tags

Faça seu comentário