Post-Dia-Mundial-do-Combate-a-seca-Apresentacao-169

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi criado em 1994 pela Organização das Nações Unidas para despertar a conscientização dos agravantes que essas mudanças podem ocasionar ao planeta.

A data foi criada como um apelo à sociedade como um todo, para maior envolvimento nas ações de combate à degradação dos solos.

Por que falar sobre desertificação e seca?

Em uma publicação recente do IPES-Food, foi debatido como o sistema alimentar predominante causa impactos devastadores para o meio ambiente e para a sociedade. A desertificação e a seca têm sido uma consequência muito grave. Estamos falando de 20 a 40% da área terrestre global considerada moderadamente a severamente degradada

Impactos dessa alteração ambiental

 
O que podemos fazer?

A promoção de sistemas alimentares mais sustentáveis é fundamental para evitar novas áreas de desertificação e seca. Isso inclui práticas de produção que preservem os ciclos naturais do solo, incluindo a rotação de culturas e o uso de técnicas de plantio que não promovam a poluição.

Referência

Clement C [internet]. Desertification, land degradation, and the potential of agroecology (I). Brussels: IPES-Food; c2023 [acesso em 16 jun 2023]. Disponível em: https://www.ipes-food.org/_img/upload/files/AgroecologyDesertification.pdf



Post por Gabi Manzini (@gabi_pman).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
16 + 13 =