Cópia de SOFI 2023

Segurança alimentar e nutricional no mundo

Quais são os desafios e oportunidades para a garantia da segurança alimentar e nutricional considerando os espaços urbanos e rurais? Esse é o tema do SOFI de 2023, relatório lançado anualmente pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e seus parceiros publicam um relatório que apresenta o estado da segurança alimentar e nutricional no mundo e discute estratégias globais para enfrentamento da fome e da má nutrição. O tema central do relatório de 2023 foi a relação entre urbanização, sistemas alimentares e dietas saudáveis no contínuo urbano-rural.

O aumento da urbanização, com quase sete em cada dez pessoas projetadas para viver nas cidades até 2050, está impulsionando mudanças nos sistemas alimentares em todo o contínuo urbano-rural. Essas mudanças representam desafios e oportunidades para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável ​​e sustentável.

Oportunidades do contínuo urbano-rural

Os vínculos mais estreitos entre os atores e segmentos dos sistemas alimentares criam oportunidades de maior desenvolvimento econômico e acesso a dietas saudáveis. Essas oportunidades podem ser aproveitadas por meio de investimentos em infraestrutura, bens públicos e capacidades aprimoradas que melhoram a conectividade rural-urbana.

As abordagens para a governança dos sistemas alimentares devem garantir a coerência das políticas entre os contextos locais, regionais e nacionais. Além disso, o investimento público precisa ser aumentado para desenvolver tecnologias e inovações para ambientes alimentares mais saudáveis ​​e elevar a disponibilidade e acessibilidade de alimentos saudáveis e sustentáveis.

Referência:
FAO, IFAD, UNICEF, WFP, WHO. The state of food security and nutrition in the world 2023: urbanization, agrifood systems transformation and healthy diets across the rural-urban continuum. Rome: FAO; 2023.

_

Post por Mariana Ting (@mari_ting) e Letícia Maximiano (@leticia.maximiano).

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
19 + 30 =