Cópia de Alimentação Escolar e mandioca (3)

A mandioca na alimentação escolar

Qual a importância da mandioca no contexto da alimentação escolar?

No Brasil, a alimentação escolar é um direito dos estudantes das escolas públicas assegurado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), amparado pela Lei nº 11.947/2009.

Por lei, os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas, que são responsáveis técnicos do PNAE, contribuindo com:

• Crescimento e desenvolvimento biopsicossocial;
  • Aprendizagem;
  • Rendimento escolar;
  • Formação de hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, as refeições servidas devem respeitar os hábitos alimentares dos estudantes, a cultura alimentar local, a sazonalidade e a diversificação agrícola da região. Dessa forma, a inclusão de alimentos da sociobiodiversidade brasileira, como a mandioca e seus derivados, pode ser impulsionada pelo PNAE.

Em entrevista com Soraya Selem, nutricionista da alimentação escolar do município de Águas de Lindóia – SP, ela ressalta que a introdução de preparações à base de mandioca e seus derivados nas escolas contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar local, além de promover práticas alimentares saudáveis entre os estudantes.

Na Cartinha da Rainha, publicada em agosto, falamos sobre a mandioca na alimentação escolar. Aproveite e assine a Cartinha da Rainha para receber, mensalmente, um conteúdo inédito sobre a rainha do Brasil!

Post por Letícia Gonçalves (@le1ticia) e Fernanda Nascimento (@fenasper).

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *