Cópia de Insegurança alimentar e saúde mental (4)

Qual é a relação entre insegurança alimentar e saúde mental?

Segundo dados do II VIGISAN, quase 60% da população brasileira estava em algum grau de insegurança alimentar em 2022. O mesmo estudo apontou que 15,5% da população estava em insegurança alimentar grave, ou seja, 33,1 milhões de brasileiros estavam passando fome.

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada em agosto de 2023, mostrou que um terço dos brasileiros relatou sofrer de ansiedade e problemas com sono e alimentação. Esses problemas foram observados principalmente na parcela mais vulnerável da população, como nas classes D e E.

E O QUE ISSO TEM A VER COM INSEGURANÇA ALIMENTAR?

A insegurança alimentar é um importante contribuinte para transtornos mentais, já que a incerteza em relação à alimentação pode levar a um maior risco para sintomas depressivos e ansiosos.

O suporte social, por sua vez, esteve associado com a redução dos sintomas depressivos entre os sujeitos que estavam em insegurança alimentar. Já as estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar, como aquisição de alimentos de formas não aceitas socialmente, levam a sentimentos de culpa e vergonha, aumentando sintomas de transtornos mentais, isolamento social e piora da qualidade de vida.

Ao mesmo tempo em que a insegurança alimentar dificulta o tratamento de transtornos mentais, eles diminuem a capacidade de enfrentamento da condição de insegurança.

_

Post por Gabriel Ferrari (@gabrieltferrari) e Letícia Maximiano (@leticia.maximiano)

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
13 + 5 =