PANC: Capeba

A Capeba (Piper umbellatum L.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Piperáceas.

Com folhas grandes em formato de coração, a Capeba é uma planta nativa, rústica, de meia sombra e que se desenvolve bem solos úmidos e férteis.

Nas preparações culinárias, pode-se ferver as folhas 1-2 vezes e utilizá-las substituindo o repolho ou a folha de uva no preparo de “charutinhos” ou pequenos pacotinhos para levar ao forno. 
Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua “picância”. Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular.

Também é conhecida como Pariparoba, mas cuidado para não confundi-la com a planta Alchornea sidifolia, uma arbórea tóxica e não comestível, que não possui os frutos no formato de dedos aos longo do caule.

Você pode encontrar a Capeba em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP! Participe dos mutirões para conhecer!

Saiba como participar: 
@HortaDaFmusp
@Hortafspusp (Fotos do post)

Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação!

Fontes:
http://www.matosdecomer.com.br/…/capeba-pimenta-de-folha-ho…
•https://institutokairos.net/…/Cartilha-Guia-Pratico-de-PANC…
•https://institutokairos.net/…/Guia-Pratico-de-PANC-em-Horta…
•LORENZI, Harri; KINUPP, Valdely Ferreira. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil. São Paulo: Plantarum, 2014.

View this post on Instagram

A Capeba (Piper umbellatum L.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Piperáceas. Com folhas grandes em formato de coração, a Capeba é uma planta nativa, rústica, de meia sombra e que se desenvolve bem solos úmidos e férteis. Nas preparações culinárias, pode-se ferver as folhas 1-2 vezes e utilizá-las substituindo o repolho ou a folha de uva no preparo de "charutinhos" ou pequenos pacotinhos para levar ao forno. Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua "picância". Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular. Também é conhecida como Pariparoba, mas cuidado para não confundi-la com a planta Alchornea sidifolia, uma arbórea tóxica e não comestível, que não possui os frutos no formato de dedos aos longo do caule. Você pode encontrar a Capeba em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP! Participe dos mutirões para conhecer! Saiba como participar: @HortaDaFmusp @Hortafspusp (Fotos do post) Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação! . Fontes: •http://www.matosdecomer.com.br/…/capeba-pimenta-de-folha-ho… •https://institutokairos.net/…/Cartilha-Guia-Pratico-de-PANC… •https://institutokairos.net/…/Guia-Pratico-de-PANC-em-Horta… •LORENZI, Harri; KINUPP, Valdely Ferreira. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil. São Paulo: Plantarum, 2014. #PANC #Capeba #PimentadeFolha #HojaSanta #Sustentarea #AlimentacãoSaudável #AlimentaçãoSustentável #DiversifiquesuaAlimentação #nutrição #hortafmusp #hortafsp #plantedbased #sampapanc #PANCs #ComerPANC #embrapa #comidadeverdade #plantas #horta #agriculturaurbana #plantenacidade

A post shared by Sustentarea (@sustentarea) on

#PANC#Capeba#PimentadeFolha#HojaSanta#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#hortafmusp#hortafsp#plantedbased#sampapanc#PANCs#ComerPANC#embrapa#comidadeverdade#plantas#horta#agriculturaurbana#plantenacidade