fbpx

Pão de queijo

E quem é que não ama aquele cafezinho da tarde especial preparado pelos avós? Em homenagem ao dia dos avós, que é celebrado esse mês, nossa receita de hoje é da avó de um dos membros do Sustentarea! Direto de Minas Gerais, a receita de hoje é o tradicional pão de queijo! Fácil, prático e muito saboroso! Tem alguma receita que te lembra seus avós?…

Técnica culinária – Escaldar

Hoje nosso objetivo é mostrar para vocês que muitas vezes praticamos técnicas culinárias diárias que desconhecemos. Para cozinhar no dia a dia não precisamos ser um chef renomado, entretanto quando dominamos algumas técnicas e sabemos quando e porque aplicamos o resultado final é surpreendente. Conta para nós, você conhecia esta técnica de “escaldar“? Por Nathalia Vieira (@nathhyvieira), Cristiane Costa (@nutricosta74) e Marsia Serrano (@marsiaserrano). #técnicasustentarea…

Pizza de farinha de arroz

No último sábado foi comemorado o dia da Pizza 🍕, uma preparação muito disseminada no território brasileiro e um elemento clássico da gastronomia italiana! A pizza como consumimos hoje tem seu berço na Itália 🇮🇹, mas alguns estudiosos acreditam que sua história teve início há pelo menos seis mil anos, provavelmente entre os Egípcios e os Hebreus. Tradicionalmente ela é feita com farinha de trigo,…

Projeto ECO-RU recebe menção honrosa

Projeto ECO-RU do Sustentarea recebe menção honrosa da pró-reitoria de extensão e cultura da USP. Os restaurantes universitários são espaços estratégicos para práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. Pensando nisso, alunos da FSP, da EACH e membros do Sustentarea, com a colaboração da Profª Dra. Aline Martins de Carvalho e do Profª Dr. Daniel Cordeiro, desenvolveram o Projeto ECO-RU, que visa avaliar cardápios para ajudar gestores…

Musse de chocolate com aquafaba

A receita de hoje é aquelas do tipo pá pum! Do tipo 1,2,3 … misturou, gelou, está pronto! Semana passada nós usamos o grão de bico para fazer o estrogonofe e nós guardamos a água em que ele foi cozido para a receita dessa semana, sim nós não desperdiçamos nada! E para a receita dessa semana, nós apresentamos Musse de Chocolate feito com a aquafaba,…

Como deixar o grão de bico crocante

A técnica de assar é muito utilizada no dia a dia, mas pode ser uma novidade para muitas pessoas, quando aplicada em grãos. Conta para nós, você já experimentou? Vale muito a pena, ao aplicar esta técnica em conjunto com especiarias e sementes os grãos ganham mais sabor e crocância. Além disso, o grão de bico é rico em proteína vegetal, e vai deixar suas…

Estrogonofe de Grão de Bico

A receita de hoje é uma versão de uma das preparações mais democráticas da nossa culinária… a maioria das pessoas adora! Uma receita que tem origem russa e que caiu no gosto dos brasileiros. Cada um tem a sua versão favorita desta preparação e nós resolvemos apresentar a nossa tambémtrazendo assim na receita de hoje, a versão feita com Grão de Bico! Sim 😍 Hoje…

Que alimento é esse? Feijão-fradinho

Você já conhece o feijão-fradinho? Dependendo da região do Brasil ele pode ser chamado de feijão-de-corda ou feijão-caupi.😉.O feijão-fradinho é a versão seca do feijão-verde, ou seja, a colheita ocorre quando as vagens estão secas e por fazer parte do grupo das leguminosas é considerado uma ótima fonte de proteínas, fibras e minerais. Um fato interessante sobre esse tipo de feijão é que ele consegue…

Arroz e feijão – do trivial à festividade

Olá, você deve ter percebido que neste mês de junho o arroz e o feijão ganharam destaque em nossos conteúdos ❤️. Trouxemos curiosidades, informações, técnicas, receitas e, agora, estamos quase fechando o mês em ritmo de festas. E por falar em festas e, também mês de junho, impossível não pensar em Festa Junina 🎊 não é mesmo? A Festa Junina é uma das maiores festas…

Feijão de remolho, precisa?

Você gosta de feijão? De Norte ao Sul do país, ele faz parte da refeição diária do brasileiro, muitas vezes cozido e temperado com alho e cebola. Hoje o Sustentarea mostra o passo a passo da técnica conhecida como remolho, que consiste em colocar as leguminosas de molho na água por 12 horas com o objetivo de reduzir os fatores antinutricionais. Além disso esta técnica…

Brasil e suas regiões: características no consumo alimentar

De qual região do Brasil você acompanha o Sustentarea? Qual o prato mais consumido por aí? Sabemos que a cultura e os costumes variam de acordo com o território. E isso se aplica também à alimentação. O consumo alimentar no Brasil é bastante diverso, dependendo da localidade. Se analisarmos o gráfico da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2017/2018, podemos perceber essa variação na porcentagem…

Frases que inspiram: Câmara Cascudo

Essa frase do antropólogo e historiador Câmara Cascudo, traz reflexões sobre um tema muito abordado por nós do Sustentarea: a comida para além dos nutrientes. 💚 Comer é um ato político, social e de valor afetivo, e, portanto, não deveria se resumir à ingestão de nutrientes. Tampouco deveríamos ser compelidos pela rotina corrida a reduzir o tempo à mesa. O “comer de pé” citado na…

Receita: Caldo de feijão

O caldinho de feijão é ideal para os dias frios ❄️ Além disso, é uma delícia e pode servir como alternativa para reaproveitar aquele feijão cozido que está na sua geladeira ou congelador. Ele também casa perfeitamente com as comidas de festa junina 🎊 agora desse mês de junho. Mesmo que em casa, podemos trazer para nossa mesa um pouco dessa celebração, né? Elaboramos essa…

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação – 17 de Junho

Você sabe o que é a desertificação, e por que precisamos nos atentar às suas consequências? A desertificação de uma área ocorre por conta de atividades humanas, como o uso extensivo daquele solo por décadas, geralmente de forma inadequada, e também por conta das mudanças climáticas. O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação foi criado em 1994 pela ONU, com o objetivo…

Gases de efeito estufa no Brasil e a relação com a alimentação

Você sabia que a produção alimentar desestabiliza o clima e torna nossos ecossistemas cada vez mais vulneráveis, podendo ser considerado hoje como o fator que mais viola os limites planetários? Isso devido ao uso excessivo de água doce, poluição da água, desmatamento, uso do solo, emissão de gases do efeito estufa, etc. Os gases do efeito estufa são os responsáveis pelo aquecimento da superfície terrestre.…